Notícias

DICAS DE SEGURANÇA PARA SEU CONDOMINIO

04 abr 2023

Dicas de Segurança

 

Segurança em Condomínio

 

A vida e a tranquilidade dos moradores, familiares, vizinhos e amigos dependem de cuidados com a segurança. Lembrar que muitas vezes um delito ocorre quando a prevenção falha. Cabe, portanto, a todos uma parcela de contribuição responsável e ativa. A adoção  de certos procedimentos pela comunidade condominial é primordial  para a segurança de todos.  SEGUEM ABAIXO ALGUMAS DICAS:

 

Aos Funcionários

 

  1. Somente abrir o portão de entrada depois da identificação do visitante, através do portão eletrônico ou intercomunicador e após autorização de sua entrada pelo morador;
  2. Não permitir a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento. Alguém deverá ser chamado na portaria para o recebimento;
  3. Observar quando um morador estiver entrando ou saindo do edifício. É bom checar a presença de  pessoas suspeitas nas imediações;
  4. Identificar veículos é fundamental na entrada, sempre anotando a placa em agenda própria. Adesivos colados na parte superior direita do pára-brisa são práticos e facilitam o trabalho;
  5. Na hora de recolher o lixo e limpeza das áreas externas, todas as entradas do edifício devem estar fechadas;
  6. Os porteiros não devem, de forma alguma,  abandonar seu posto para atender estranhos, seja no portão ou nas garagens;
  7. Identificação. Palavra chave para permitir o ingresso de funcionários de prestadoras de serviços, como Companhia de água, telefone, luz e gás. O morador deverá ser sempre  consultado e após esses procedimentos, o aconselhável é que um empregado do condomínio acompanhe o referido funcionário até o apartamento destinado;
  8. O mesmo procedimento deve ser utilizado com a chamada mão de obra especializada (encanadores, técnicos de tv e outros). Por uma questão de segurança, deve-se anotar o nome e número de RG do visitante;
  9. O hábito não faz o monge. O pessoal da portaria não deve se impressionar com a aparência dos visitantes. Sempre consultar o morador, não esquecendo de anotar o nome e número de RG;
  10. Portaria ou feira livre? Evitar aglomerações, bate-papos inúteis e conversa fiada. Atenção e descrição são essenciais;
  11. Não fornecer dados pessoais e nem falar sobre hábitos dos moradores. Tais como: número de documentos, chapa de carro, telefone, situação financeira, viagens,  horários de deslocamentos, colégios onde estudam os filhos, etc.

 

 

 

Aos Síndicos

 

  1. Síndicos devem estar sempre atentos, fiscalizando tudo, desde os trabalhos no edifício até a rotina de funcionários e zeladores;
  2. Para contratar algum funcionário, o síndico deve manter um cuidado especial, analisando seus  antecedentes. A escolha deve recair naqueles que  tenham cursos de formação e treinamento ou mesmo que possuam referências positivas de outros condomínios;
  3. Uma ficha de cadastro dos moradores do condomínio é essencial. Nesta ficha de uso exclusivo do condomínio deverão constar todos os detalhes do morador em pauta, desde placa de carro até nome  de parentes e amigos para consulta em caso emergencial;
  4. Portas de entrada, portões de garagem, equipamentos de segurança, em caso de avaria, devem ser consertados imediatamente. Por isso, o síndico precisa ter em mãos endereços e telefones de empresas  especializadas para os devidos consertos;
  5. As entradas do edifício sejam elas sociais, de serviço ou garagem, devem ser bem iluminadas, evitando objetos ou decorações que possam impedir uma visão satisfatória dos locais;
  6. Reciclar é preciso. Neste período onde a globalização impera, o aperfeiçoamento e o treinamento dos funcionários devem ser constantes. A realização de cursos especializados e reuniões freqüentes com moradores, as discussões contínuas das dicas de segurança levam ao objetivo máximo que é  o  bom funcionamento do condomínio.

 

 

Aos Condôminos / Moradores

 

1.     O morador deve ter em mente que a sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança eficaz no condomínio;

2.     Sempre que solicitado, verificar se o assunto lhe diz respeito e só então descer à portaria. Não se expor desnecessariamente;

3.     Os funcionários não devem ser criticados caso façam parentes e amigos permanecerem do lado de fora do edifício enquanto se procede a identificação. Isto significa segurança para todos os moradores;

4.     Na chegada ou na saída da garagem do edifício, ficar de olho para ver se existem pessoas suspeitas no local. Isso acontecendo, evitar entrar ou sair.  Antes de entrar dê algumas voltas com o carro, ate sentir segurança; 

5.     Objetos que eventualmente chegam  de surpresa para qualquer morador, como flores e presentes, devem ficar na portaria para retirada pelo morador destinatário ou levados até o apartamento por um funcionário;

6.     Ser discreto. Evitar comentários sobre ganhos ou bens em frente aos funcionários do condomínio.

7.     Os moradores, ao contratar empregados, babás e motoristas, devem exigir documentação e antecedentes. E como candidatos, estes postulantes devem ser recebidos na portaria e não nos apartamentos;

8.     Evitar deixar chaves do apartamento com empregados ou na portaria. Quando necessário, deixar com um vizinho;

9.     Quem mora no térreo, primeiro e segundo andar deve redobrar a segurança, protegendo as áreas de acesso.

 

 

Sugestões aos Condôminos

 

  1. É essencial cooperar para a instalação de equipamentos indispensáveis à segurança nas áreas individuais e comuns: interfone, intercomunicador (porteiro eletrônico), câmeras  e alarmes.  Instalar olho mágico de 180 graus nas portas dos apartamentos é aconselhável;
  2. Uma recomendação importante é colocar a guarita recuada do portão com grades altas ao redor do edifício e,  sempre controlar o portão da garagem. Vidros à prova de bala e espelhados (visão de dentro para fora apenas) são recomendados;
  3. Alarme ligado, portas e vidros fechados. Os carros no estacionamento do prédio devem sempre ficar assim.  Nunca esquecer pacotes e objetos à vista;
  4. Uma senha pode ser estabelecida entre moradores e empregados, visando casos de perigo. Esta senha deve ser substituída periodicamente e ficar como segredo entre os próprios moradores;
  5. Caso  houver a infelicidade de ser surpreendido por um assaltante, acima de tudo, manter a calma, nunca entrar em  confronto. Prestar muita atenção nos detalhes, cor, altura, tatuagens, maneira de falar, olhos, roupas, cicatrizes e qualquer outra minúcia, que podem ser úteis para uma denúncia.